Paul Washer é um pregador Batista americano, serviu como missionário no Peru, tendo ligações com um pregador que admiro muito, Leonard Ravenhill. Nada tenho contra Paul Washer e a sua pregação, minha crítica está relacionada aos ditos jovens que querem ser um Paul Washer da vida, saindo por aí atirando em tudo e em todos, ostentando uma espiritualidade que não têm, pregando uma teologia que não conhecem a fundo, caçando brigas inúteis com a "síndrome dos perseguidos", e na maioria das vezes causando mais males do que bem  à igreja, chegue mais perto, que quero conversar com você, chegou o momento de escutar algumas coisas para o seu bem, se de fato você um dia deseja ser um Paul Washer da vida, você terá que fazer algumas coisas primeiro, pegue uma caneta e um papel e anote ai:


1- Você deve aprender a cultivar a humildade e esperar ser chamado.


Nenhum homem de Deus era orgulhoso, os homens que falaram as maiores verdades, jamais foram orgulhosos, eles eram "simples e mansos de coração", eles não faziam barulho para atrair ninguém, eles eram homens que se ocultavam, homens como John Knox que chorou quando a sua igreja o intimou a pregar, homens que se sentiam indignos para a obra do ministério assim como Moisés "Senhor, eu não posso"! O homem que de fato foi chamado para o ministério sente um sentimento de indignidade. Hoje os homens são tão orgulhosos que não esperam ser chamados, pelo contrário, eles mesmos pedem para irem ao ministério. Na igreja antiga havia o costume do Bispo chamar o aspirante e não o aspirante se "colocar" para ser ordenado, anote aí jovem, você deve esperar ser chamado em humildade para ser pregador do evangelho e não ser inchado, pensando que você merece. Cuidado! Se você sofre desse mal, se você se alegra com a ideia de ir para o ministério, acho melhor você esperar com cautela um tempo. Paulo já dizia "Sabendo que fui posto",ou seja eu "não me coloquei", muito de vocês ainda não ouviram a voz de Cristo "segue-me", e enquanto vocês não forem chamados, vocês não devem ir, pois serão tratados como "intrusos", lembre-se "Amigo como tu entrastes aqui sem a veste nupcial?"


2-Você deve estudar com profundidade a teologia bíblica.


A maioria desses jovens que desejam ser um Paul Washer andam por aí sempre polemizando, além disso, eles são "Calvinistas de Cinco Pontos”, isso mesmo eles descobriram esses cinco pontos e pensam que agora se tornaram os "experts" em teologia, e ficam dia e noite querendo "convencer" os "arminianos" que estão errados, muitos são duros com idosos e adultos que já estão há anos na igreja servindo ao Senhor com fidelidade, no entanto não conhecem os cincos pontos do calvinismo! E por isso devem ser repreendidos? Por vezes  muitos desses jovens se atrapalham na exposição desses pontos e acabam sendo expulsos de suas igrejas porque não souberam ter a devida sagacidade e mansidão! Se você aprendeu esses "cinco pontos”, em vez de sair "pregando a todos" vá estudar isso com seriedade, os ditos cinco pontos ainda não é calvinismo pleno, é apenas o começo. Quantos de vocês já leram Calvino? Vocês conhecem As Institutas? Já leram os comentários dele? Não, né!? Então como andam por aí dizendo que são calvinistas? Já leram as Confissões e os Catecismos? Vão estudar preguiçosos! Têm centenas de livros para conhecer! Vocês conhecem as Regras Básicas de Hermenêutica? Sabem fazer uma exegese em um texto? Conhece alguma coisa de Teologia Sistemática? E a História da Igreja como anda? Além disso, sabem o que é o problema do liberalismo teológico? Não !? Eu sei, pois vocês são rasos, e ainda querem "discipular” os arminianos?


3- Como andam a piedade de vocês?


Bom para sair por aí, pregando o que vocês pregam eu penso que a piedade de vocês deve ser muito positiva, devem passar horas lendo a Bíblia, orando pelo menos umas três horas por dia, certo? Se você quer ser útil a Deus, não pense que se você não tiver uma vida de piedade, você terá algum valor, não adianta nada ter uma religião da mente se ela não existe em vossos corações (John Wesley). Quantos de vocês já sentiram o pecado em vossos corações? Quantos de vocês choram amargamente por vossos pecados? Quanto tempo vocês gastam clamando a Deus pela conversão de almas? Se um dia vocês quiserem ser pregadores úteis a Deus, vocês terão que ser piedosos! Piedade também significa você tratar as pessoas, como você trabalha quando seu chefe não está olhando, você ama sua esposa, seus filhos, tudo isso é santidade e piedade sem a qual vocês não poderão jamais ser úteis a Deus!


4- Tenha paciência.


Vocês terão que esperar muito tempo investindo nos estudos e na piedade, não pensem que da noite para o dia você será um "gigante”, tudo leva tempo, e vocês ainda são jovens, talvez vários de vocês percebam que não são chamados, outros terão a certeza da sua vocação , mas diante de tudo que fora dito, meu conselho é, seja fiel a Deus e espere com calma nEle. Ele está no controle de todas as coisas!


Conclusão:


Cuidado com a síndrome de Paul Washer, se vocês não se policiarem nessas fases de descobertas farão muito mal à Igreja e a vocês mesmo, uma das coisas que admiro em John Wesley e George Whitefield e que mesmo um sendo arminiano e o outro calvinista, em nome da causa de Deus, conseguiram conviver bem, tanto quem fez o enterro de Whitefield foi John Wesley, a pedido do mesmo, isso mostra que existe coisas mais elementares. Na Paz de Cristo,


Samuel Magalhães, vosso servo.


PERMISSÕES: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Samuel Magalhães


Avatar
Samuel Carneiro Magalhães é militar lotado na Marinha do Brasil, Enfermeiro e terapeuta holístico. Tem Graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil. É também graduado em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais com aperfeiçoamento em Reiki I e II, fitoterapia e em Florais de Bach. Além de Ensino Profissional de nível técnico, complementação técnica em Enfermagem.

PUBLICIDADE E COMENTÁRIOS


0 Comentários