Querido Amigo J.:

A minha irmã é a filha favorita dos meus pais aqui em casa. Ela pode fazer tudo o que tem vontade. Eu sou castigada por coisas que a minha irmã pode fazer sem ser notada.
Isso não é justo.

Tatiana, de Teresina

Querida Tatiana:

Às vezes, os pais de fato dão preferência a um dos filhos. E você está certa: isso não é justo!  A maioria dos pais tenta ser o mais justo possível, mas nem sempre acerta. É um problema muito antigo. Em Gênesis 25: 28, a Bíblia diz claramente que Isaque e Rebeca davam preferência, cada um, para um dos gêmeos, Jacó e Esaú. Essa atitude dos pais gerou uma série de mentiras, enganos e problemas entre os dois irmãos. (Leia Gênesis 27 para ver os detalhes).

Se os seus pais dão preferência à sua irmã, ore bastante pelas palavras corretas e depois escreva uma carta aos seus pais contando os seus sentimentos. Diga a eles que você gostaria de ser amada e valorizada como a sua irmã. Conte para eles o que você precisa deles que não está recebendo, e depois pergunte se você pode sentar com eles para discutir o problema.
Agora vem a parte mais difícil: demonstre claramente aos seus pais e à sua irmã que você os ama. E faça de tudo para não ficar amargurada com toda essa situação.


Amigo J.