Querido amigo J.:

Eu sei que isso não é legal, mas eu odeio as minhas irmãs mais velhas. Eu nunca consigo fazer o que elas fazem, e elas estão sempre pegando no meu pé. Eu não aguento mais.

Pâmela, de Porto Alegre

Querida Pâmela:

Você está com um problema dos mais antigos na história humana: dificuldade de se dar bem com os irmãos. Caim e Abel, os filhos de Adão e Eva, não se entendiam de jeito nenhum. Tanto é que, no final, Caim matou Abel – obviamente um exemplo a não ser seguido.

Em Gênesis 13 e 14, você vai achar a história sobre Abraão e Ló. Ló era sobrinho de Abraão, não irmão mas eles moravam juntos e estavam tendo problemas. Eles possuíam rebanhos tão grandes, que a terra em que moravam não comportava tantos animais, por isso Abraão e Ló tiveram de se separar. Abraão, que era mais velho, teria o direito de fazer a escolha primeiro. Mas, em vez disso, ele deixou Ló escolher primeiro. Ló escolheu a região com os melhores pastos e Abraão foi em outra direção. Mas Deus mesmo assim cuidou bem de Abraão e dos seus rebanhos. Abraão é um ótimo exemplo a ser seguido. Tente agir de forma amorosa com as suas irmãs, mesmo que isso signifique “levar a pior” em algumas situações. Outra possibilidade é convocar uma reunião em família. Deixe todo mundo falar e tente ir ao encontro das necessidades de cada um. Vocês provavelmente vão ficar surpresos de ver o quanto se amam quando não estão brigando.

Amigo J.


Maique Borges


Avatar
Maique de Souza Borges, servo de Deus e ministro das insondáveis riquezas de Cristo Jesus revelada no Evangelho pela graça infinita de Deus, teólogo autodidata, estudante e amante da música sacra. Com o intuito de proclamar as Boas Novas, e convidar os brasileiros para voltarem à centralidade da Palavra de Deus, criou o blog Cooperadores do Evangelho. É casado com Poliana Borges e é o pai do Miguel.