A doutrina da vocação é também conhecida como a hiperetologia. Do verbo grego “uperetês” que quer dizer servir, fazer serviço pesado, remar, trabalhar e o substantivo que significa servo, assistente, oficial subalterno. Vem também do verbo hebraico “kara” que significa chamar alguém de maneira efetiva. Em Isaias 42:6 e Is. 48:12, O vocábulo correspondente na língua grega é kalein, kaleu, que significa chamar, convocar, convidar. O substantivo que surge é klesis que quer dizer chamado, vocação, convocação.
Os dois verbos juntos ligam dois conceitos, a saber: chamado e serviço. Não é um chamado e um serviço qualquer. É o chamado de Deus para uma vida de reconciliação com Ele e de glorificação ao Seu nome por meio do serviço prestado ao próximo. Em outras palavras: vocação é o chamado de Deus ao homem para que ele se torne parte do corpo de Cristo, que é a Igreja e, em segundo lugar, para que O sirva em todas as suas relações com o próximo.
A base bíblica para essa doutrina é: - Doutrina da eleição - convite especial de Deus ao homem para aceitar as bênçãos da redenção que Ele oferece graciosamente em Cristo, segundo o seu eterno propósito - Rm.8:28.

  • - esse chamado é ato da livre graça de Deus- II Ts2:13, 14; II Tm 1:9, 10 e Rm 8:30.
  • - vem de Deus por meio da Palavra - I Co 1:9; II Pe 1:3; I Ts 2:12.
  • - a Bíblia se refere a ele como santa vocação – II Tm 2:19.
  • - vocação celestial – Hb 3:1


Aqueles que são chamados são referidos como chamados para serem santos; chamados para a comunhão com Cristo; chamados para a salvação; chamados das trevas para a sua maravilhosa luz; chamados para a vida eterna.

Doutrina do servir
Há muitas referências bíblicas com respeito ao serviço. O grande exemplo de Cristo que disse: “Eu vim não para ser servido mas para servir”. Em outras ocasiões deu Ele ênfase à obrigação de servir. Já no VT a ideia de servir está presente. Por exemplo:
Abraão foi chamado para realizar alguma coisa – Gn 12:1.
Moisés foi chamado para tirar o povo da escravidão – Ex 3:10.

Isaias foi chamado para ser enviado – Is 6:8-10.