Charles Simeon (Calvinista) e John Wesley (Arminiano) nos deixou um grande exemplo a ser seguido.

por Tim Conway

Eu vou te dizer uma coisa Charles Simeon é um homem do qual temos muito o que aprender com ele, Charles Simeon (Calvinista) esteve cara a cara com John Wesley (Arminiano) em um debate. Posso ler para você o diálogo deles?

Charles Simeon: "Senhor, o senhor é tido como arminiano; eu muitas vezes sou chamado de calvinista, logo devo supor que estejamos em posição de duelo. Mas, antes de consentirmos sobre usar nossas espadas, com a sua permissão, gostaria de lhe fazer algumas perguntas.

O senhor vê a si mesmo como alguém totalmente depravado que jamais teria pensado em voltar-se para Deus, caso Deus não lhe tivesse atuado em seu coração?"

John Wesley: "Sim, admito este fato!" respondeu o senhor, "Eu sou definitivamente uma criatura totalmente depravada e eu não posso fazer nada por minha própria disposição."

Simeon: "E você desistiu de tentar ganhar o favor de Deus por meio de qualquer coisa que pudesse fazer por meio de esforço humano, ou você viu sua salvação como sendo unicamente pelo sangue e justiça de Jesus Cristo?"

Wesley: "Sim, não há outro caminho para a salvação a não ser por meio de Cristo."

Simeon: "Sendo assim, meu caro senhor, eu devo supor que, sendo salvo primeiramente por Cristo, o continuar salvo a saber a preservação dos santos depende de seu esforço na busca da santificação?"

Wesley: "Não, Cristo salva a partir do início ao fim eu devo ser salvo por Ele do primeiro ao último passo."

Simeon: "Então se você admite que Deus fez com que você se voltasse a Ele por meio da graça, você seguirá o caminho estreito da salvação por seu próprio esforço?"

Wesley: "Não."

Simeon: "Como assim? Então, você será sustentado a cada hora e a cada minuto como um bebê nos braços de sua mãe?"

Wesley: "Sim, Deus vai me sustentar."

Simeon: "Então, toda a sua esperança de ser preservado até a Glória Celestial e de alcançar o Santo dos Santos reside apenas na graça e misericórdia de Deus?"

Wesley: "Sim, toda a minha esperança está Nele."

Simeon: "Sendo assim, meu caro senhor, com a sua licença eu vou guardar a minha espada, porque este é o meu Calvinismo, esta é a minha eleição, a minha justificação pela fé, e minha perseverança dos santos; em suma, é, em substância, o que eu acredito, e o que eu tenho como verdade; e, portanto, em vez de termos e frases teológicas que nos separam, é melhor olharmos para as coisas em que estamos de acordo."

Charles Simeon e John Wesley, conversa gravada em 20 de dezembro de 1784 no Journal of Wesley.

Deus nos ajude, porque quando vemos uma atitude como essa não é verdade se dissermos que também vemos essa mesma atitude em você, pois você criou a sua teologia, você tomou a sua posição doutrinária, e tornou isto em um ídolo.

As doutrinas da graça nos tornar mais piedosos e humildes elas não nos torna obstinados e orgulhosos, se você foi seduzido por este ídolo, você se transformou em algo que Deus nunca quis que você fosse, a soberania de Deus e as doutrinas da graça vai nos tornar mais humildes e piedosos, se você realmente está entendendo todas estas coisas, ore comigo para que Deus nos ajude a ser como Charles Simeon.

"Pai, nós oramos para que faça esta obra em nós, oro em nome de Cristo, para ser capaz de fazer tal atitude em nós, eu oro com todo o meu coração, nos de a graça de ter a comunhão que nosso irmão Charles Simeon tinha com nosso irmão John Wesley. Agradecemos pela verdade de Sua Palavra, pois estas são as doutrinas da graça que o Senhor revelou a nós, obrigado e agradeço em nome de Cristo. Amém"

—Tim Conway

Pastor da Grace Community Church, Saint Antonio, Texas.

Trecho do vídeo: “Is Theology your idol?"
 de I'll Be Honest (No momento este vídeo está disponível apenas em Inglês)

Escrito e Traduzido por: Vitor Bruno



author

Tim Conway

É pastor da Grace Comunnity Church, em San Antonio, Texas. Foi presbítero na Community Baptist Church, em Elmendorf, Texas,antes de ser enviado com onze outros membros para formarem aSouthside Grace Church, que mais tarde seria chamada de Grace Community Church.

©Tim Conway é um dos Cooperadores do Evangelho!