No princípio criou Deus os céus e a terra. – Gênesis 1:1
Deus nunca começou a existir. Quero que você pense um pouco a respeito da palavra “começou”. “No princípio, criou Deus os céus e a terra”, mas o próprio Deus nunca começou a existir! “Começou” é uma palavra que não afeta Deus, de maneira alguma. Há muitos conceitos e ideias que não afetam Deus, de maneira alguma, como o conceito de princípio ou criação, quando Deus falou e as coisas começaram a existir. “No princípio, criou Deus”, mas antes do princípio não havia nenhum “princípio”, não havia nenhum “antes”! Os antigos teólogos costumavam dizer que a eternidade é um círculo. Nós percorremos o círculo, mas antes, não havia nenhum círculo. Havia Deus!
Deus não começou a existir – Deus era. Deus não surgiu de algum lugar – Deus simplesmente é. E é bom que isso esteja em nossa mente. O tempo, você percebe, é uma palavra ligada à criatura, porque tem a ver com coisas que existem. Tem a ver com os anjos, com o lago de fogo, com os querubins e todas as criaturas que estão ao redor do trono de Deus. Eles começaram a existir; houve uma época em que não havia anjos. Então Deus, disse: “Haja”, e os anjos começaram a existir.

Mas nunca houve uma época em que Deus não existiu! Ninguém disse: “Haja Deus”. Se houvesse, aquele que dissesse “Haja Deus” teria que ser Deus. E aquele a respeito de quem Ele dissesse “Haja” não seria Deus, mas um “deus” secundário, que não mereceria que nos importássemos com ele. Deus, lá no princípio, criou. Deus existia, e isso  é tudo!


Aiden Wilson Tozer


Avatar
A. W. Tozer (1897-1963) pastoreou igrejas da Aliança Cristã e Missionária por mais de 30 anos. Apesar de não ter freqüentado seminário, seu amplo conhecimento bíblico, o forte impacto de sua pregação e a prolífica criação literária (escreveu mais de 40 livros) renderam-lhe a concessão de dois doutorados honorários. Tozer é reputado entre os maiores pregadores de todos os tempos.