Texto Áureo
“Porque nos convinha tal sumo sacerdote,santo, inocente, imaculado,separado dos pecadores e feito maissublime do que os céus.”
(Hb 7.26)
Verdade Prática
Nosso grande e único Sacerdote é JesusCristo. Ele intercede eficazmente emnosso favor diante do Pai.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Êx 29.1-34
O sacrifício levítico
Terça – Êx 29.35-46
A santificação de Arão e de seusfilhos
Quarta – Êx 39.1-32
A vestimenta sacerdotal
Quinta – Hb 10.1-18
O sacrifício perfeito
Sexta – Hb 7.4-9
O símbolo do sacerdócio eternode Cristo
Sábado – Hb 10.18-25
O novo e vivo caminho para Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 28.1; Levítico 8.22; Hebreus 7.23-28; 1 Pedro 2.9
Êxodo 28
1 - Depois, tu farás chegar a ti teu irmãoArão e seus filhos com ele, do meio dosfilhos de Israel, para me administraremo ofício sacerdotal, a saber: Arão e seusfilhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Levítico 8
22 - Depois, fez chegar o outro carneiro,o carneiro da consagração; e Arão eseus filhos puseram as mãos sobre acabeça do carneiro;
Hebreus 7.23-28
23 - E, na verdade, aqueles foramfeitos sacerdotes em grande número,porque, pela morte, foram impedidosde permanecer;
24 - mas este, porque permanece eternamente,tem um sacerdócio perpétuo.
25 - Portanto, pode também salvar perfeitamenteos que por ele se chegam a Deus,vivendo sempre para interceder por eles.
26 - Porque nos convinha tal sumosacerdote, santo, inocente, imaculado,separado dos pecadores e feito maissublime do que os céus,
27 - que não necessitasse, como ossumos sacerdotes, de oferecer cadadia sacrifícios, primeiramente, porseus próprios pecados e, depois, pelosdo povo; porque isso fez ele, uma vez,oferecendo-se a si mesmo.
28 - Porque a lei constitui sumossacerdotes a homens fracos, mas apalavra do juramento, que veio depoisda lei, constitui ao Filho, perfeito parasempre.
1 Pedro 2.9
9 - Mas vós sois a geração eleita,o sacerdócio real, a nação santa, opovo adquirido, para que anuncieisas virtudes daquele que vos chamoudas trevas para a sua maravilhosa luz.

HINOS SUGERIDOS: 56, 141, 176 da Harpa Cristã




BJETIVO GERAL
Mostrar a superioridade do sacerdócio de Cristo sobre o levítico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cadatópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Explicar o processo de escolhados sacerdotes;
Descrever a vestimenta sacerdotalpara o serviço;
Expor sobre o sacerdócio deCristo.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Se na lição anterior vimos que o sistema de sacrifícios do Antigo Testamentoapontava para o sacrifício do Calvário, nesta veremos que a classe sacerdotallevítica apontava para o sacerdócio perfeito de Cristo Jesus. Nosso Senhorestabeleceu um novo e perfeito sacerdócio, trouxe uma salvação perfeita porintermédio de seu santo ministério e tornou-se o único e verdadeiro mediadorentre Deus e os homens. O Senhor Jesus nos reconciliou com o Pai Celestial!

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Há uma relação especial entre osacerdócio levítico e o sacerdócio cristão.Enquanto o levítico foi estabelecidoem Arão, o do Novo Testamento foiestabelecido em Cristo, segundoa ordem de Melquisedeque.Nesta lição, veremoscomo se deu a escolha dos sacerdotes do AntigoTestamento. Veremos tambéma importância de suasvestimentas como sinal deautoridade para o serviço divino.E, finalmente, mostraremos por que osacerdócio de Cristo é superior. Ele éo Sumo Sacerdote perfeito!

I – A ESCOLHA DOS SACERDOTES(ÊX 28.1)
Deus escolheu a linhagem sacerdotallevítica, e não Moisés. Essa escolhaindicava a soberania do Senhor paradesignar obreiros para sua Obra. Noministério cristão, por meio do EspíritoSanto, Deus é quem elege líderes parao ministério (At 13.2).

1. Os sacerdotes precisavam pertencerà tribo de Levi. O Altíssimoordenou que Moisés contasse os filhosde Israel, excetuando a tribo de Levi, afim de que os levitas se encarregassemdos ofícios do Tabernáculo (Nm 1.49,50;3.6). Assim, o sacerdócio de Levi obteveuma posição proeminente entre asdemais tribos de Israel (Nm 1.52,53).

2. Características especiais doslevitas. Aqui, destacaremos duas característicasespeciais dos levitas: (1)O chamamento específico parao serviço do Tabernáculo; (2)A unidade, pois todos falavama mesma língua, defendiamo mesmo comportamento emantinham a mesma fé. Ambasas características apontam paraa importância da unidade da Igreja.A igreja local é o Corpo de Cristo, portanto,o chamamento e a unidade sãoa sua marca (Jo 17.20,21).

3. A consagração sacerdotal tinhaum só propósito. Os sacerdotes foramconsagrados para servir no Tabernáculo.Separados pelo e para o Senhor, nãopodiam executar outra atividade quefugisse a esse propósito (Nm 1.50; 3.12).Logo, o método de Deus para os obreirosdo Novo Testamento não é diferente: osobreiros do Senhor não se embaraçam“com negócio desta vida” (2 Tm 2.4).Ratificando esse princípio, nosso Senhordeclarou que o vocacionado para“arar a terra” não pode olhar para trás(Lc 9.62). É preciso olhar para frente efazer a obra divina com perseverançae fé (Hb 10.38).

SÍNTESE DO TÓPICO I
Para ser sacerdote era necessáriopertencer a tribo de Levi, ter um chamamento,viver em unidade e servirno Tabernáculo.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Após fazer a exposição deste tópico,sugerimos as seguintes perguntas:“O que é chamado?”; “O que évocação?”; “Você é vocacionado paraalguma obra?”É possível que muitos alunos aindanão tenham pensado a respeito davocação de Deus para suas vidas. Useeste tópico para estimulá-los a pensarseriamente sobre isso. Descobrir anossa vocação, muitas vezes, significadescobrir o sentido da vida. Deusdeseja revelar sua vontade à vida deseus alunos.

II – VESTIMENTA SACERDOTAL PARAO SERVIÇO
1. Simbologia da vestimentasacerdotal.
O capítulo 28 de Êxododescreve a vestimenta sacerdotalpara o serviço no Tabernáculo. A vestimentatinha características especiaise cerimoniais, pois servia de “glória eornamento” do ministério (Êx 28.2). Avestimenta era um símbolo da autoridadesacerdotal. Além de despertara atenção do povo, marcava o caráterdivino do serviço.

2. A túnica chamada “éfode” (Êx28.4).
Era uma espécie de avental semmanga que cobria a frente e as costas,unido por tiras em cada ombro e porum cinto (Êx 28.6-8). As tiras tinhamengastes de ouro com pedras de ônix,em cada uma tinha a gravação dosnomes dos filhos de israel. Dos engastesde ouro dessas pedras pendia
o peitoral. O éfode descia um poucoabaixo da cintura, por cima da túnicade linho até os pés do sacerdote. Porlevar sobre os ombros os nomes dosfilhos de Israel, o Sumo Sacerdoteconstituía-se no mediador do povodiante de Deus.

3. O “Urim e Tumim”.
Provavelmenteeram uma forma de lançar sortes.No Antigo Testamento, o povo de Deuspedia a orientação divina para tomarcada decisão importante (Nm 26.55,56).Para isso, recorria-e ao Urime Tumim.No hebraico, a expressão significa “luzese perfeições”. Eram pedras colocadasprovavelmente sobre o peitoral do SumoSacerdote, representando a vontadede Deus; numa pedra, a resposta positiva,e na outra, a resposta negativa(Ed 2.63; Ne 7.65). O Sumo Sacerdotesó tomava as pedras do Urime Tumimem casos muito especiais (1 Sm 28.6).No Novo Testamento, é relatada umaprática semelhante ao Urime o Tumim,na escolha do sucessor de Judas Iscariotes(At 1.26).

CONHEÇA MAIS
A respeito do uso do éfode
“Gideão fez um éfode com as argolas (ou pendentes) de outro tomadas dos midianitas derrotados, e o colocou em sua própria cidade, Ofra; este se tornou um objeto de adoração idólatra para ‘todo o Israel’ (Jz 8.26,27). Mica tinha um objeto de culto assim em seu santuário (Jz 17.5; 18.14-20) juntamente com terafins e outras imagens para o propósito de adivinhação.” Leia mais em “Dicionário Bíblico Wycliffe”, CPAD, p.606.

SÍNTESE DO TÓPICO II
A vestimenta sacerdotal tinha umasimbologia cerimonial relevante: a“glória” e o “ornamento” do santoministério.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“A estola. A vestimenta usadapelo sumo sacerdote era ornamentada.Pedras colocadas em fivelas nos doisombros, nas quais os nomes das tribosestavam gravados, pareciam sua maisimportante característica. Ao usá-la,o sumo sacerdote aceitava o papel derepresentante de todo o povo. O queele fazia, fazia por eles e por Deus.Sacerdotes comuns vestiam simplesestolas longas até as coxas, feitasde linho fino branco quando ministravam(Êx 39.27; 1 Sm 2.18; 2 Sm 6.14).O peitoral. O peitoral era um coletefinamente modelado. Era preso à estolacom correntes de ouro e decorado comquatro fileiras de joias, cada um representandouma tribo de Israel. Há umsignificado especial em vestir o nome dastribos de Israel sobre o coração do sumosacerdote. Como representante de outros diante Deus, ele deveria preocupar-seprofundamente com eles, até mesmocomo o próprio Senhor. A adoração podeser cerimonial. Mas pode tornar-se ummero ritual” (LAWRENCE, Richards O.Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise deGênesis a Apocalipse capítulo por capítulo.Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.70).

III – O SACERDÓCIO DE CRISTO(Hb 7.23-28)
A origem do ofício sacerdotal remontaa Melquisedeque, rei de Salém(Hb 7.1), e, posteriormente a Arão, dafamília de Levi (Êx 29.30). No AntigoTestamento, a função sacerdotal restringia-se a tribo levita. Já no NovoTestamento, o Senhor Jesus, no Calvário,ergue-se como o Sumo Sacerdote daordem de Melquisedeque, superior àordem de Arão.

1. Um novo e perfeito sacerdócio.
Oautor da Epístola aos Hebreus escreveu:“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamentese faz também mudançada lei” (Hb 7.12). O sacerdócio levíticoera imperfeito (Hb 7.11). Nele, os sacrifícios,o culto, as ofertas e a liturgiados serviços eram apenas sombra doverdadeiro sacerdócio a ser oficiadopor Cristo.O sacerdócio do Filho de Deusveio “segundo a ordem de Melquisedeque”,e não segundo a ordem deArão. Jesus Cristo foi capaz de reconciliaro homem com Deus, por meiode seu sangue, abrindo o caminhopara uma comunhão verdadeira como Pai. O Evangelho da Nova Aliançahavia chegado!

2. Jesus trouxe salvação perfeita.
Diferentemente dos sacerdotes araônicos,que se sucediam no ministério,porquanto mortais e pecadores, Jesus,sendo eterno e santo, salvou-nos eficazmenteatravés de um único sacrifício;Ele é a oferta e o ofertante (Hb 7.25).Além disso, Jesus Cristo intercede pornós: “Porque nos convinha tal sumosacerdote, santo, inocente, imaculado,separado dos pecadores e feito maissublime do que os céus, que não necessitasse,como os sumos sacerdotes, deoferecer cada dia sacrifícios, primeiramente,por seus próprios pecadose, depois, pelos do povo; porque issofez ele, uma vez, oferecendo-se a simesmo” (Hb 7.26).

3. Jesus, o mediador de uma melhoraliança.
Na Antiga Aliança tudoera perfeito: mandamentos, estatutose juízos. Mas o homem, enfermo pelopecado, não tinha forças para obedeceràs ordenanças divinas como o Senhorrequeria de cada um. Mas Jesus, sendoo perfeito cumprimento da Lei e dosProfetas, veio para morrer em nossolugar, resgatando-nos do pecado. Ele é o sacrifício perfeito; expiou-nos asculpas, justificando-nos perante Deus(Rm 5.1). Através de sua graça, vivemosno Espírito e cumprimos a Lei doEspírito. Amém!

SÍNTESE DO TÓPICO III
O sacerdócio de Cristo é novo eperfeito, pois trouxe uma salvaçãoperfeita, fazendo-se mediador de umamelhor aliança.

SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
“Não há vida fora de Jesus Cristo,não há vida eterna fora de Jesus Cristo,segundo declaração do próprio Jesus.João disse: ‘E o testemunho é este: queDeus nos deu a vida eterna; e esta vidaestá em seu filho. Quem tem o filho tema vida; quem não tem o Filho de Deusnão tem a vida’ (1 Jo 5.11,12). Observeestas palavras: ‘Segundo a promessada vida’. Não há promessa de vida forade Jesus Cristo. Jesus foi o mestre maisenfático que o mundo jamais viu. Eledisse: ‘Necessário vos é nascer de novo’(Jo 3.7). Não há uma maneira pela qualvocê possa contornar a questão. Não hápossibilidade de evitar esta verdade.Você tem de ir diretamente até ela e
encará-la. ‘Segundo a promessa davida que está em Cristo Jesus’” (LAKE,John G. Devocional. Série: Clássicos doMovimento Pentecostal. Rio de Janeiro:CPAD, 2003, pp.140-41).

CONCLUSÃO
Quem recebe a Cristo como Salvadore Senhor, “nova criatura é; eisque tudo se fez novo” (2 Co 5.17).Andemos em novidade de vida para aglória de Deus! Ele é o nosso perfeitoSumo Sacerdote.

PARA REFLETIR
A respeito da lição “O Sacerdócio de CRISTOe o Levítico”, responda:
• À qual tribo os sacerdotes precisavam pertencer?
Os sacerdotes precisavam pertencer à tribo de Levi.
• Mencione as duas características especiais dos levitas.
O chamamento e a unidade.
• Para quê servia a vestimenta sacerdotal?
A vestimenta tinha características especiais e cerimoniais, pois servia de“glória e ornamento” do ministério (Êx 28.2).
• Para onde remonta a origem do ofício sacerdotal?
A origem do ofício sacerdotal remonta a Melquisedeque, rei de Salém (Hb7.1), e, posteriormente a Arão, da família de Levi (Êx 29.30).
• O que Jesus fez de diferente dos sacerdotes araônicos?
Diferentemente dos sacerdotes araônicos, que se sucediam noministério, porquanto mortais e pecadores, Jesus, sendo eterno esanto, salvou-nos eficazmente através de um único sacrifício; Ele é aoferta e o ofertante (Hb 7.25).

CONSULTE
Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 78, p. 41. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.

Lições do 2º trimestre de 2019 – Elienai Cabral

Elienai Cabral


Avatar Elienai Cabral é Pastor, conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD e membro do Conselho Administrativo da CPAD. Autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.