Texto Áureo
“Mas a hora vem, e agora é, em que osverdadeiros adoradores adorarão o Paiem espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
(Jo 4.23)

Verdade Prática
Deus procura os verdadeiros adoradores,e não as celebridades.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 2.11
Os magos prostraram-se diante deJesus
Terça – Jo 4.20-24
O Pai busca os verdadeirosadoradores
Quarta – Rm 12.1
O culto racional
Quinta – 1 Co 6.20
Glorificando a Deus no corpo e noespírito
Sexta – Sl 96.9
Adorando na beleza da santidade
Sábado – Mt 26.39
Jesus prostrou-se em oração diantedo Pai

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 4.19-26
19 - Disse-lhe a mulher: Senhor, vejoque és profeta.
20 - Nossos pais adoraram neste monte,e vós dizeis que é em Jerusalém o lugaronde se deve adorar.
21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-meque a hora vem em que nem nestemonte nem em Jerusalém adorareiso Pai.
22 - Vós adorais o que não sabeis;nós adoramos o que sabemos porquea salvação vem dos judeus.
23 - Mas a hora vem, e agora é, em queos verdadeiros adoradores adorarão oPai em espírito e em verdade, porque oPai procura a tais que assim o adorem.
24 - Deus é Espírito, e importa que osque o adoram o adorem em espírito eem verdade.
25 - A mulher disse-lhe: Eu sei que oMessias (que se chama o Cristo) vem;quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 - esus disse-lhe: Eu o sou, eu quefalo contigo.

HINOS SUGERIDOS: 51, 124, 533 da Harpa Cristã




OBJETIVO GERAL
Mostrar que Deus procura os verdadeiros adoradores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cadatópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Conceituar a palavra Adoração;
Explicar como adorar a Deus;
Pontuar gestos e atitudes na adoração a Deus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O culto a Deus é o momento em que Ele se encontra com o seu povo. Esseconceito tem fundamento no Antigo Testamento e é aprofundado por Jesus noNovo Testamento. Aqui, a verdadeira adoração a Deus se realiza “em espírito eem verdade”. Assim, a adoração ao Pai está centrada na pessoa bendita de JesusCristo. Nesse sentido, não é o ritualismo ou o simbolismo que pauta a adoração,mas a pessoa de Jesus. Ele é o centro. Ele é o tudo. Ele é o nosso salvador!

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
No Antigo Testamento só se podiaoferecer culto no Tabernáculo ou noTemplo. No Novo, e do ponto de vistaespiritual, Jesus Cristo aprofundou osentido de adoração, conforme a narrativado evangelista declara: “Masa hora vem, e agora é, em queos verdadeiros adoradoresadorarão o Pai em espíritoe em verdade, porque o Paiprocura a tais que assim oadorem” (Jo 4.23). Nestalição, veremos que, diferentedo Antigo Testamento, a mordomiada adoração no Novo se realiza“em espírito e em verdade”. Assim, aadoração não está mais centrada noritualismo ou no simbolismo da AntigaAliança, mas em Cristo.

I – O QUE É ADORAÇÃO
Adoração vem do latim Adorationem.No sentido etimológico significa“culto ou veneração que se presta a umadivindade”. Para o cristão, adoração éa veneração elevada que se presta aoDeus Único, que subsiste em três pessoasdistintas na Santíssima Trindade:Pai, Filho e Espírito Santo.
1. No Antigo Testamento.
No AntigoTestamento, a palavra hebraicashahaocorre mais de 100 vezes, e significa“curvar-se diante” ou “prostrar-sediante” de Deus. Há ainda a palavraabad, que traz os sentidos de “adorar”,“trabalhar” ou “servir” a Deus (cf. 2Rs 10.18-23). Essa é a perspectiva deadoração da Antiga Aliança. O livro doÊxodo revela que Deus mandou Moisés,Arão, Nadabe e Abiú, e os setentaanciãos, subirem ao monte einclinarem-se de longe comosinal de reverência e adoraçãoao Eterno (24.1).
2. No Novo Testamento.
O Novo Testamento registrao verbo grego proskuneo59vezes. Ela significa “prostrar-se”ou “adorar” ou “prestar homenagem aalguém” ou “venerar” ou “ser reverente”ou “beijar a mão”. Há também o verbo(prosekúnesa), que passou a significar“prostrar-se como sinal de reverência”,“prestar homenagem”. Nesse sentido,a narrativa da adoração dos magos aJesus fundamenta a perspectiva deadoração da Nova Aliança (Mt 2.2,11).
3. Outras palavras relativas a adoração.
No Novo Testamento, a palavra gregalatreíaemprega o sentido de “serviço”de adoração no culto (Êx 12.25,26; Hb8.5; 9.9; 13.10). Dessa palavra vem otermo idolatria, ou adoração a ídolos,prática condenada por Deus. Há tambéma palavra leitourgia, ou liturgia, que significavaserviço prestado em favor do povo.Atualmente, a palavra liturgia refere-se àforma de organização do culto e seu desenvolvimento.Cada denominação cristãtem uma “liturgia” em que a adoração aDeus se destaca como a essência do culto.

SÍNTESE DO TÓPICO I
Com base no Antigo e no NovoTestamento, a adoração é a veneraçãoelevada que se presta ao Deus únicoe Criador.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Esse tópico tem o objetivo deexplicar o conceito da palavra “adoração”.Para lhe ajudar nesse propósito,sugerimos que leve em conta, quando dapreparação de sua aula, o seguinte texto:“O propósito da adoração é estabelecerou dar expressão a um relacionamentoentre a criatura e a divindade. A adoraçãoé praticada prestando-se reverênciae homenagem religiosa a Deus (ou a umdeus) em pensamento, sentimento ouato, com ou sem a ajuda de símbolose ritos. [...] A adoração pura expressa aveneração sem fazer alguma petição, epressupõe a auto-renúncia e a entregasacrificial a Deus. Estritamente falando,a adoração é a ocupação da alma com opróprio Deus, e não inclui a oração pornecessidades e ação de graças pelasbênçãos” (Dicionário BiblicoWycliffe.Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.31).

II – COMO ADORAR A DEUS
1. “Em espírito e em verdade”.
Apósouvir de modo atencioso e reverente apalavra de Jesus, a mulher samaritanaficou impressionada e o reconheceucomo profeta (Jo 4.19). Nosso Senhor declarou duas coisas importantes sobrea verdadeira adoração. Primeiro, onde sedeve adorar a Deus; em segundo lugar,como se deve adorá-Lo.
1.1. Onde adorar a Deus?
Para amulher samaritana o lugar corretode adoração era o monte de Samaria.Mas para os judeus, era Jerusalém.Entretanto, nosso Senhor revelou claramenteque chegaria um tempo emque o essencial da adoração não seriao lugar geográfico, pois “os verdadeirosadoradores adorarão o Pai em espírito eem verdade, porque o Pai procura a taisque assim o adorem. Deus é Espírito, eimporta que os que o adoram o adoremem espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).
1.2. A atitude do adorador.
Alémde adorar “em espírito”, o cristão deveadorar “em verdade” (Jo 4.24). Nemtodo hino ou cântico ou apresentaçãomusical é adoração a Deus. Atualmente,a partir da influência do chamado “movimentogospel”, as músicas têm sidousadas de forma a exaltar “artistas” ou“levitas”. Isso é uma visão deturpadada adoração. Multidões se ajuntamem templos, estádios ou praças, paraassistirem “shows gospel”, onde a humildadee a contrição estão longe dopropósito original da adoração. Ora, averdadeira adoração é “em espírito eem verdade”, e para a glória de Deus.Somente Ele é o centro da adoração!
2. Com o “culto racional”.
Pauloescreveu aos cristãos de Roma acerca deapresentarmo-nos a Deus em sacrifíciovivo, santo e agradável a Deus, que é onosso culto racional (Rm 12.1). O cultoracional significa cultuar a Deus “comrazão de ser”, motivados espiritualmente,portadores de uma sinceridadeprofunda: “glorificai, pois, a Deus novosso corpo e no vosso espírito, osquais pertencem a Deus” (1 Co 6.20).O objetivo do culto racional é este: “para que experimenteis qual seja aboa, agradável e perfeita vontade deDeus” (Rm 12.2).

SÍNTESE DO TÓPICO II
Devemos adorar a Deus “em espíritoe em verdade”, a partir de um“culto racional”.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“A Verdadeira adoração não tema ver necessariamente com canções,instrumentos, grupos musicais ou corais.A essência da adoração é uma vidainteiramente ligada a Deus. É ter umarelação íntima com Ele. É falar, pensar,agir, cantar e viver em total sintoniacom sua vontade e sua Palavra (1 Sm15.22). Adoração é viver com Ele, porEle e para Ele. É em tudo glorificá-Lo.É ter o desejo constante de agradá-Lo,de fazê-Lo sorrir e de exalar umcheirosuave e agradável ao Senhor em todo otempo. É ser amante de Cristo, amá-Lopelo que Ele é, e nãoapenas pelo queEle pode fazer.[...] A adoração não está presa a rituais,nem a fórmulas, nem a expressõesesteriotipadas e pré-determinadas pelotempo, estilo pessoal, ou espaço. [...] Aadoração deve envolver todo o nossocoração, a nossa alma, o nosso entendimentoe toda a nossa força (Mt 22.37)”
(SILVA, Edvanderson. Adoração semLimites: Um coração aos pés de Cristo.Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.20-21).

III - GESTOS E ATITUDES NAADORAÇÃO A DEUS
1. Ajoelhar-se e prostrar-se.
Sãogestos de profunda reverência diantede Deus. Salomão, na inauguração doTemplo, em Jerusalém, diante de todo opovo, se pôs de joelhos, adorando aDeus: “Sucedeu, pois, que, acabandoSalomão de fazer ao Senhor esta oraçãoe esta súplica, estando de joelhos e comas mãos estendidas para os céus, selevantou de diante do altar do Senhor”(1 Rs 8.54). Jesus prostrou-se diante doPai em súplica (Mt 26.39).
2. Louvar e Cantar.
Davi introduziuo uso de instrumentos musicais,do cântico coral e congregacional noculto a Deus. Ele mandou selecionar epreparar 4.000 cantores oficiais, quese revezavam em turnos (1 Cr 23.5,6),acompanhados com instrumentos musicaise dirigidos por 288 maestros (1 Cr25.7). Na Igreja de Cristo, a adoração aDeus também se expressa com cânticose hinos de caráter espiritual. O apóstoloPaulo nos exorta a praticar a verdadeiraadoração de forma consciente eprofunda: “A palavra de Cristo habiteem vós abundantemente, em toda asabedoria ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos,hinos e cânticos espirituais; cantando aoSenhor com graça em vosso coração”(Cl 3.16 – grifo meu).
3. Glorificar a Deus.
Ao longodas Escrituras Sagradas, aprendemosque devemos glorificar a Deus com ainteireza do nosso ser (1 Ts 5.23). Ora,se nós somos templo do Espírito Santo,significa que Ele habita em nós, logo,Deus não aceita nada menos que o tododo nosso ser, isto é, “vosso corpo” e“vosso espírito” (1 Co 6.19,20).O salmista lembra-nos de que anossa adoração deve ser expressa daseguinte maneira: “Oferece a Deussacrifício de louvor e paga ao Altíssimoos teus votos” (Sl 50.14). A Palavra deDeus nos ensina que quem oferecesacrifício de louvor a Deus, o glorifica(Sl 50.23). É um privilégio glorificara Deus e apresentar-nos diante dEle.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Dentre muitos gestos e atitudesque expressam a adoração estão oajoelhar-se, o prostrar-se, o louvar, ocantar, o glorificar a Deus.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Muitas coisas foram ditas sobreo que acontece quando somos cheioscom o Espírito – muitas coisa estranhase controversas, de fato. Mas a Palavrade Deus diz que quando o Espírito deDeus se faz presente em nosso meio,começamos a cantar. Nós admoestamosuns aos outros com salmos, hinose cânticos espirituais. O verdadeirocântico de adoração nasce, em primeirolugar, desta verdade: o Espírito Santode Deus veio para viver em seus filhos.Afinamos nossos corações para cantarseu louvor porque Ele é o Único que faza perfeita afinação. Esta é a própria confirmação de queDeus está entre nós. Martinho Luterouma vez escreveu: ‘O Diabo odeia amúsica porque ele não suporta a alegria.Satanás pode escarnecer, mas não poderir; ele pode zombar, mas não pode cantar’.Talvez Lutero estivesse pensandoneste surpreendente versículo: ‘Então, anossa boca se encheu de riso, e a nossalíngua, de cânticos; então, se dizia entreas nações: Grandes coisas fez o Senhora estes’ (Sl 126.2)” (JEREMIAH, David. ODesejo do meu Coração: Vivendo CadaMomento na Maravilha da Adoração.Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.129-30).

CONCLUSÃO
Na mordomia da adoração, precisamossaber que Deus não vê apenas o gestoexterior como expressão de louvor, mastambém a motivação do coração (1 Sm16.7). Oremos como Davi orou: “Senhor, tume sondaste e me conheces. Tu conheceso meu assentar e o meu levantar; de longeentendes o meu pensamento” (Sl 139.1,2).

PARA REFLETIR
A respeito de “A Mordomia da Adoração”, responda:
• O que significa adoração, no sentido etimológico?
No sentido etimológico significa “Culto ou veneração que se presta a umadivindade”.
• Atualmente, qual o significado da palavra liturgia?
Atualmente, a palavra liturgia refere-se à forma de organização do cultoe seu desenvolvimento.
• Quais foram as duas coisas importantes que Jesus disse a respeitoda adoração?
Primeiro, onde se deve adorar a Deus; em segundo lugar, como se deve adorá-Lo.
• Qual é o objetivo do culto racional?
O objetivo do culto racional é este: “para que experimenteis qual seja aboa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
• Cite aos menos dois gestos e atitudes na adoração a Deus.
Ajoelhar-se e prostrar-se; louvar e cantar.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 79, p.39. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.



Lições do 3º trimestre de 2019 – Elinaldo Renovato

Elinaldo Renovato


Avatar O comentarista do trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), escritor, conferencista na área de família, professor universitário, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, especialista em Economia Internacional e Administração Universitária, bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião; e também 1º vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN).